sábado, 19 de setembro de 2009

Abertura e velocidade do obturador


O que é esse F que está escrito na minha máquina?
.

O F é uma designação para a abertura. E o que é a abertura?
A abertura é algo simples, como o próprio nome indica, é a abertura da íris (ou diafragma). Quanto mais aberta estiver a íris, maior é a "quantidade" de luz que entra na máquina.
Ou seja:
Quanto maior a abertura -> menor o número de F -> mais luz entra -> menos tempo de exposição que é necessário para que a foto fique bem exposta -> maior a probabilidade da foto não ficar tremida.
Quanto menor a abertura -> maior o número de F -> menos luz entra -> mais tempo de exposição é preciso para que a foto fique bem exposta -> mais facilmente a foto fica tremida.
A abertura faz variar a profundidade de campo, isto é, aquelas fotos em que vemos por exemplo, um retrato de uma pessoa com fundo completamente desfocado, enquanto que a cara da pessoa está perfeitamente focada, tem muito pouca profundidade de campo.
Ou seja:
Quanto maior a abertura -> menor o número do F -> menor é a profundidade de campo

.
O que é o tempo de exposição?
.
O tempo de exposição é o tempo que deixamos a íris da máquina aberta, ou seja, enquanto a íris está aberta, o rolo (ou o sensor, no caso das máquinas digitais), está recebendo luz.
É fácil de perceber que se deixar a máquina a recebendo luz durante 10 segundos, só vai ficar uma imagem estática e bem definida se nada no cenário que estamos fotografando se mexer durante 10 segundos.
Quanto menor o tempo de exposição -> menos luz entra na máquina -> maior abertura é preciso dar para se obter uma exposição correta -> mais estática, "perfeita", bem definida, fica a nossa imagem.
o tempo de exposição é normalmente dado no formato 1/x , em que x representa uma fracção de tempo em segundos.
valores comuns são:
1/60 - ou seja, um instante 0.017 segundos
1/125 - 0.008 segundos
... etc...
.



.
Nada como experimentar, e se tiverem uma digital com capacidade para mudar a abertura e/ou a velocidade de exposição, não têm desculpa para não saber estas coisas que são extremamente uteis em inúmeras situações.

.
Fonte: webmaster

Nenhum comentário:

Postar um comentário