terça-feira, 8 de setembro de 2009

A arte do panning

Pra quem não conhece, panning é simplesmente o movimento horizontal da câmera, na mesma direção e velocidade do assunto que se move e que se deseja fotografar. Para quem já conhece fica fácil entender, mas a maioria das pessoas sempre soltam o conhecido“hein?” depois de qualquer explicação. Mas é simples, basta compreender que o panning é fazer a câmera se movimentar em sincronia com o assunto. Continua complicado? Por isso é melhor fazer exatamente o que a fotografia faz: mostrar!
Foto: WisDoc
Para quê serve o panning? Simples. Ele cria uma forte sensação de movimento e velocidade (a foto acima prova isso)  sem tirar o foco do assunto principal, utilizando baixa velocidade de obturador. A idéia é deixar o foco apenas no que interessa, borrando os outros elementos da imagem.
Mas também existe uma outra maneira de fazer o panning. Ao invés de movimentar a câmera é só deixá-la parada e esperar que o assunto em movimento simplesmente passe por ela. O resultado será um fundo focado com o assunto borrado. Como na foto abaixo:
Foto: Tony_V
Dicas para fazer um panning com sucesso
*. É importante ter firmeza ao segurar a câmera e utilizar velocidade de obturador relativamente baixa. A velocidade do obturador sempre vai depender da velocidade do assunto, mas, em geral, você pode optar por 1/200 ou mais lenta. Agora, se o seu assunto estiver muito muito rápido, como, por exemplo, um carro de corrida em ação, você pode arriscar 1/40 de segundo, que geralmente funciona bem.
*. Tenha em mente que quanto mais rápido estiver o obturador mais fácil será para deixar o assunto nítido. Principalmente quando você estiver apenas começando a praticar o panning, não diminua tanto a velocidade. Comece tentando colocar um pouco de movimento e vai se arriscando conforme for obtendo os resultados que desejar, até conseguir separar completamente o assunto do fundo.
*. Tenha o cuidado de deixar o objeto sempre enquadrado no mesmo lugar durante toda a exposição. Isso vai garantir uma imagem muito mais nítida e interessante.
*. Lembre-se de praticar sempre, pois quanto mais rápido estiver o seu assunto, mais dificuldade você terá para capturar uma boa imagem. Isso envolve a dica anterior, porque quanto maior a velocidade do objeto, mais difícil será mantê-lo enquadrado, por isso é importante sempre começar com objetos mais lentos.
*. Divirta-se! Se nas primeiras tentativas você não conseguir nada muito bom, tente mais vezes. O aprendizado de verdade só é possível com erros, muitos erros…
Foto: rsaulyte
Quer uma dica pra começar o treino? Você pode pegar objetos (brinquedos, bonecos de pelúcia etc.), ou então crianças (que dão um belo resultado), e rodá-los com uma das mãos enquanto você fotografa com a outra. Pode dar um pouco de trabalho mas resulta em boas fotos. Você também  pode pular junto com outra pessoa e fotografá-la, lembrando sempre de manter a mesma velocidade e direção.
O importante é praticar, não importa como!

Um comentário: