domingo, 20 de setembro de 2009

Fotografando com filtros

Quando usar os filtros mais populares!

.
Os filtros consistem em ferramentas criativas, que o fotógrafo pode utilizar para aplicar diversos efeitos em suas imagens, podemos encontrar filtros para equalizar os tons capturados, alterar os contrastes da cena, aplicar efeitos especiais, absorver parte da luz que chega a objetiva ou mesmo alterar as características óticas das mesmas.
.
Conheça as aplicações dos filtros mais comuns.
.
UV
.

Os filtros UV têm como objetivo filtrar a radiação Ultra Violeta, apesar de serem invisíveis ao olho humano, os raios UV são responsáveis por produzir o efeito de véu atmosférico, o uso do filtro UV reduz este efeito em ambientes onde há excesso de radiação UV, produzindo imagens mais nítidas, sendo recomendado para fotografias em orlas marítimas e paisagens em montanhas.
.

Exemplo de aplicação do filtro UV
.



.

Skylight (1 A/B)
.

.
80 A/B

.

Os filtros 80 A/B apresentam um tom azulado e são usados para aumentar a temperatura de cor da luz de tungstênio para a temperatura de cor da luz do dia, corrigindo o avermelhado produzido pela luz quente nos filmes para luz do dia (“Daylight”). Estes filtros apresentam um fator de absorção que exige uma correção da exposição em torno de 1,5 pontos* e também são úteis para reduzir o nível de ruído dos sensores digitais quando operam em ambiente iluminado por luz quente.
.

Exemplo de aplicação do filtro 80 A
.



.
85 B/C

.

Os filtros 85 B/C apresentam um tom alaranjado e são usados para reduzir a temperatura de cor da luz do dia para uso em filmes para luz tungstênio, corrigindo o azulado produzido pela luz do dia neste tipo de filme. Estes filtros apresentam um fator de absorção que exige uma correção da exposição em torno de 1 ponto*.
.

Exemplo de aplicação do filtro 85B
.



.
FL-D

.
Os filtros FL-D apresentam um tom lilás – bordeaux e são usados para corrigir os tons da luz produzida por lâmpadas fluorescentes para uso com filmes para luz do dia(“Daylight”), corrigindo o esverdeado produzido pela luz fluorescente neste tipo de filme. Também são úteis para reduzir o nível de ruído dos sensores digitais quando operam em ambiente iluminado por luz fluorescente.
.
81 A/B/C/D/E/F
.
Os filtros 81 A/B/C/D/E/F apresentam um tom marrom claro e são usados para corrigir leves desvios para azul, produzindo imagens com tons levemente mais quentes do que os obtidos sem o uso do filtro. Estes filtros apresentam um fator de absorção que exige uma correção da exposição em torno de 1/3 de ponto*.
.
82 A/B/C
.
Os filtros 82 A/B/C apresentam um tom azul claro e são usados para corrigir leves desvios para vermelho, produzindo imagens com tons levemente mais frios do que os obtidos sem o uso do filtro. Estes filtros apresentam um fator de absorção que exige uma correção da exposição em torno de 1/2 ponto*.
.
POLARIZADOR
.
Os polarizadores reduzem os efeitos dos raios de luz secundários, acentuando as cores e os matizes. Os polarizadores são muito usados para eliminar reflexos de superfícies não metálicas, como mármores, vidros e lâminas de água, eles também são usados para produzir um escurecimento significativo do céu azul, atenuar o véu atmosférico e para acentuar os contrastes entre as cores, principalmente em fotografias sob luz direta do sol.
.
Exemplo de aplicação do filtro Polarizador
.

.
Normalmente encontramos dois tipos de polarizadores no mercado, os polarizadores lineares e os polarizadores circulares, ambos produzem efeitos similares, porém os polarizadores lineares podem provocar erros nos fotômetros embutidos e nos sistemas de foco automático de certas câmeras.

.
Apesar de serem muito benéficos em várias aplicações, os polarizadores absorvem uma quantidade significativa de luz, tendo um fator de absorção que exige uma correção da exposição entre 1,5 pontos e 2 pontos*, tal fato compromete a potencialidade das baixas luzes, portanto os polarizadores devem ser usados com certo critério, principalmente em ambientes com pouca iluminação ou com grandes áreas sombreadas.
.
CLOSE-UP
.
Os filtros close-up têm por objetivo permitir que as objetivas possam obter foco mais próximas do que a distância mínima de foco para a qual foram projetadas. Estes filtros são muito usados para a macrofotografia e normalmente estão disponíveis em dioptria +1, +2 e +4.
.
Os filtros close-up podem ser usados sobrepostos, para possibilitar uma maior aproximação, sendo que quanto maior a dioptria total, mais a objetiva poderá ser aproximada do objeto que deverá permanecer em foco.
.
ND ou Densidade Neutra

.
Os filtros de densidade neutra têm por objetivo absorver parte da luz transmitida à objetiva, sem alterar seu tom. A principal função do ND é produzir efeitos visuais que transmitam a sensação de movimento, sem abrir mão do controle da profundidade de campo. Estes filtros são oferecidos com diversos fatores de absorção.
.
Exemplo de aplicação do filtro ND
.


.

Autor: Leo Terra

Autor dos cursos da Teia do Conhecimento
Disponível no Mundo Fotográfico

Nenhum comentário:

Postar um comentário