sábado, 19 de setembro de 2009

O que é HDR?



HDR é a sigla para High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico).Ele abrange a imagem digital como um todo,desde os gráficos para jogos de computador até a fotografia digital. Como este último é o foco aqui,continuemos.
.
Os sensores das cameras digitais conseguem captar as cores dentro de uma faixa teoricamente limitada (LDR - Low Dynamic Range) Isto faz com que em zonas de muito contraste, algumas informações de cores sejam perdidas. Um exemplo simples:
.
Se você fotografa uma janela, durante o dia,de dentro de um quarto com pouca iluminação o que acontece? Para que o interior do quarto apareça, é necessário aumentar a exposição,o que gera uma superexposição do que está fora do quarto, o chamado ''estouro''. Assim, o que está dentro do quarto pode ser visto mas a paisagem através da janela aparece como um ''estouro'', ou seja, tudo branco, sendo impossível diferenciar cores, texturas e formas.
.

Então, como funciona?
.
Com o HDR, é possível equalizar estas exposições de forma que na imagem-resultado se possa ver tanto o que está dentro do quarto quanto o que está lá fora,através da janela! A partir de uma mesma imagem com diferentes exposições, o software faz uma “mesclagem” e posteriormente permite um ajuste das tonalidades. É o chamado mapeamento de tons.
.
Qual a função do HDR?
.

Acredito que já tenha dado pra captar o objetivo do HDR, mas não poderia deixar de explicar desta forma. A função do HDR é equalizar os tons de uma imagem, a partir de outras com exposições diferentes, obtendo um resultado o mais parecido com a realidade da cena onde mesma foi capturada.
.

Todavia, os softwares de para edição do HDR, tais como o próprio Photoshop CS2 e o Photomatix (existem outros, mas esses são os mais usados) possibilitam uma edição dessas imagens mescladas com um estilo de filtro artístico, deixando a imagem com um aspecto sombrio, outras vezes como um cartoon ou com outros tipos de texturas, originadas do mapeamento de tons. Por esses efeitos serem alcançados através da técnica de HDR, muitas pessoas o chamam de HDR.
.
Mas esse efeito artístico é ou não HDR?
.
De certa forma, é, pois foi gerado A partir de um arquivo .HDR. Mas não deve ser caracterizado como tal, visto que o HDR propriamente dito é aquele resultado que se assemelha mais a realidade da foto/cena, visando um aspecto real e não artístico.
.
Então como chamar esse tipo de tratamento via HDR que não prioriza a realidade ou semelhança com a mesma e sim um tom artístico?
Ainda não encontrei alguma fonte que dê um nome próprio para esse tipo de tratamento. Também não tenho como deixar aqui opções de nomes. A intenção é mostrar, para aqueles que estão começando a usar a técnica que o HDR é aquilo especificado no início do artigo e não esse efeito cartoon, sombrio e texturizado que muitos acreditam ser.
.

.
Dave Hill é o mestre dos HDR's então resolvi postar aqui algumas fotos dele! Quem tiver interesse em ver mais, clique aqui para entrar no site dele! Aproveitem!
.

.


.


.
Ainda não fiz nenhum HDR, por isso vou passar o fim de semana treinando e posto aqui os resultados depois. Vamos treinar!!
.

Um comentário: