quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O que é RAW?

O arquivo RAW é conhecido, também, como "negativo digital". Essa denominação se dá porque ele não é um arquivo que está pronto para ser impresso ou manipulado em um editor de imagens bitmap. Ele é um arquivo que contém informações sobre a foto tirada, e que precisa ser manipulado para se transformar em um arquivo TIFF ou JPEG.

O uso dos arquivos RAW se dá porque ele consegue alcançar quase 100% de fidelidade em relação ao que o sensor (CCD, por exemplo) "enxerga". Sem a compactação que existe nos casos de outros arquivos (como JPEG, por exemplo), imagens captadas em formato RAW conseguem mostrar mais detalhes e melhores cores.

Existem vários tipos de arquivos RAW, com as mais diferentes terminações: ".arw .srf .sr2" da (Sony); ".crw .cr2" da (Canon); ".dcs .dcr .drf .k25 .kdc .tif", (Kodak); ".dng da (Adobe); ".nef .nrw" da (Nikon); ".orf" da (Olympus); ".ptx .pef", (Pentax); ".raf", (Fuji); ".raw .rw2" , (Panasonic); ".raw .dng", (Leica). Esses são os das maiores fabricantes, mas existem muitos outros.
Esses vários tipos de arquivo são diferentes, sendo que algumas empresas mantém encriptadas parte de seus códigos para que programas de terceiro não possam acessá-los. Mas a maioria tem os seguintes elementos em comum.
Um curto cabeçalho, indicando a ordenação das informações.
Informações sobre a câmera, como o tamanho do sensor, alguns atributos e o perfil de cor.
Informações sobre a imagem, como exposição, modelo da câmara e lente, data, entre outras.
Uma miniatura da imagem.
Além dessas, existem alguns elementos opcionais, como uma versão reduzida em JPEG, entre outras coisas.

Então, utilizando um programa que irá ler essas informações do arquivo RAW, é possível escolher quais os dados que serão usados na transformação dele em um arquivo TIFF ou JPEG. Essa compressão irá transformá-lo em um arquivo pronto para ser impresso ou colocado na internet.

Arquivos RAW têm vantagens e desvantagens, e nem sempre eles são a melhor opção. Para tomar uma boa relação em relação ao seu uso, é necessário ter um maior conhecimento sobre os seus benefícios e seu funcionamento.

Portanto, para conhecer as suas vantagens, clique aqui. Se quer saber quando usá-los, clique aqui. Para conhecer os melhores programas para a sua manipulação, clique aqui e para conhecer as dicas que Everton Rosa tem para te dar sobre a manipulação dos arquivos RAW.

Fonte: staffphoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário