sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Doze coisas que o assistente do fotógrafo deve saber - Parte 1

1 - Os cuidados começam com o equipamento


É mais ou menos como um time de futebol que vai jogar longe de seu estádio e precisa levar consigo as camisetas, calções, meias e chuteiras. A logística do equipamento é importantíssima para que o trabalho seja executado de maneira competente. Todo o material deve ser preparado em conjunto pelo fotógrafo e pelo assistente, que fica responsável pelos cases e por saber exatamente onde cada equipamento está. Uma revisão minuciosa é necessária por parte de ambos, muito embora quem melhor saiba o que será utilizado ou não seja o próprio fotógrafo. Ele é quem decide quantas lentes e quantos jogos de cartões de memória a equipe irá carregar, por exemplo. Cabe ao assistente organizar tudo isso.

2 - Baterias. Sem bateria, não há foto.

Conhecer as pilhas e baterias que são utilizadas em cada câmera e em cada jogo de flashs e demais equipamentos - como o rádio transmissor que faz com que a luz do assistente seja disparada automaticamente assim que o fotógrafo clica na câmera - é fundamental. Tanto quanto colocá-las para carregar alguns dias antes e deixar este material, em primeiro lugar, à disposição para ser usado em maratonas de trabalho que normalmente começam à tarde e terminam apenas no início da manhã do dia seguinte.

Lentes, corpos de câmeras, filtros, cartões de memória e tipos de luz (segunda ou contínua) são outros exemplos. Tudo deve estar devidamente separado e colocado em cases que levem o assistente a saber exatamente onde estão. É bom lembrar que nunca se sabe ao certo quando o fotógrafo irá precisar de determinado equipamento, por isso, ter em mãos quase que instantaneamente o que ele pede é muito importante.

3 - A montagem do flash

Aparentemente, é simples, mas um pouco de treino sempre faz com que o assistente monte o equipamento cada vez mais rapidamente e com maior segurança. No fim das contas, a prática é uma aliada preciosa em relação à composição do material que virá a ser utilizado nos mais diversos eventos sociais. É bom relembrar: o debate com o fotógrafo e a conclusão - por parte dele - do material que será colocado em uso são importantíssimos, e ter em mente o que vai ser utilizado facilita o trabalho.

Os flashs utilizados nesta experiência foram os tradicionais Metz. Dentro deles, em primeiro lugar, deve ser instalado um dispositivo que é interligado a pequenos fios elétricos que, por sua vez, chegam até um conjunto de quatorze pilhas recarregáveis, envoltas de um plástico preto. Neste plástico, as pilhas ficam presas por meio de uma fita isolante igualmente preta. Com o dispositivo acoplado à parte inferior do Metz e pilhas devidamente carregadas, o flash está apto a funcionar.

O Metz é preso a uma manopla que possibilita o objeto ser acoplado a um bastão de três partes (são três bastões em um só), que faz com que o assistente possa levantar o flash o mais alto possível, gerando maior alcance de acordo com a fotografia. Nesta mesma manopla fica o rádio transmissor (na ponta, ao lado das pilhas), que é responsável por gerar a comunicação instantânea entra a câmera e o flash. Um pequeno cabo espiral conecta o rádio transmissor ao flash e, uma vez ligado, faz com que o Metz dispare assim que o fotógrafo clique para fotografar.

Um comentário:

  1. Adorei a explicação. Eu estou começando agora neste ramo. Sou completamente leiga. E tenho bebido da internet o conhecimento. Obrigada por postar esta explicação.

    ResponderExcluir