segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Megapixels X DPI



Muita gente tem dúvida quanto a verdadeira função dos megapixels e, na maioria dos casos, acaba confundindo megapixel com qualidade de imagem, mas não é bem assim que funciona. E também já conversei com pessoas que gostam de fotografia e buscam aprender mais sobre o assunto mas nem conhece a existência do tão necessário DPI. Foi por estas razões que resolvi fazer o post de hoje. Então vamos lá…
.

.
Megapixel, por definição, serve para designar um valor equivalente a um milhão de pixels, determinando o grau de resolução da imagem. Por exemplo, uma câmera com 1,3 Megapixels apresenta 1 milhão e 300 mil pixels na imagem final, o que corresponde a multiplicação da largura pela altura – ou seja, uma imagem de 1280 pixels de largura por 1024 pixels de altura terá 1.310.720 pixels no total. Se ficou difícil de compreender bastar ter na cabeça que megapixel não define a qualidade da imagem, ele simplesmente designa o tamanho da imagem final.


DPI é uma sigla inglesa que significa dots per inch, ou seja, pontos por polegada (PPP). Diferente do megapixel, o DPI é uma medida de densidade, que está relacionada à composição da imagem, expressando o número de pontos individuais existentes em uma polegada da superfície onde a imagem é apresentada. DPI, sim, é a resolução da imagem. Resumindo: quanto maior for o número de pontos por polegada, mais detalhada, bonita e bem definida será sua fotografia. Lembrando que as características do DPI só faz diferença na imagem impressa, não no monitor, mas é exatamente por esta razão que ele deve ser alterado na hora de imprimir suas fotos.

Os monitores de vídeo e telas digitais não exibem pontos por polegada, mas sim pixels por polegada (PPI), que chegam, no máximo, a 72. Na sua câmera digital também é diferente, sendo amostras por polegada, para imagens captadas por sensores óticos que também estão presentes em scanners.

Mas por que as lojas vendem tanto a ideia de Magapixel como qualidade de imagem?

Porque, querendo ou não, megapixels ajudam a obter uma fotografia com mais qualidade dependendo da ocasião. Isso porque a maioria das câmeras digitais capturam imagens com 72 dpi, que ficam perfeitas no monitor, mas perdem qualidade na impressão. Se você tiver uma câmera com alta quantidade de megapixels (consequentemente uma imagem maior) é fácil “consertá-las” em programas de edição para imprimir sem perder a qualidade. Entretanto, a maioria dos vendedores faz isso por pura ignorância. De qualquer maneira é sempre melhor informar-se bem a respeito dos equipamentos para encontrar um que seja mais adequado às suas intenções e necessidades.

Quantos Megapixels eu preciso para ter fotos legais?

Depende. Se você pretende deixar suas fotos guardadas no computador ou porta-retratos digitais, qualquer quantidade está de bom tamanho, o resultado, geralmente, será sempre o mesmo (lembrando que estou falando de megapixels e não de qualidade de captura de imagem, ok?). Agora se você tem intenções de imprimir as fotos (com a tecnologia digital não é mais necessário fazer a revelação) é necessário prestar atenção em algumas coisinhas. Por exemplo, se você quiser fazer imagens no tamanho tradicional (10×15 cm) é recomendável que sua câmera tenha, no mínimo, 3 MP. Já se você pretende obter impressões maiores, 20×30 cm por exemplo, é necessário ter 9 MP, para imprimir imagens com a melhor qualidade (300 dpi).

Fonte: FosGrafe



Nenhum comentário:

Postar um comentário