quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O que é EXIF?

Escrito por Jaison Rocha

Exif, ou Exchangeable image file format, é uma especificação seguida por fabricantes de câmeras digitais que gravam informações sobre as condições técnicas de captura da imagem junto ao arquivo da imagem propriamente dita na forma de metadados etiquetados. A especificação usa os formatos de imagem JPEG, TIFF rev.6.0 e o formato de áudio wave RIFF. O Exif não está suportado nos formatos JPEG 2000, PNG, GIF e BMP.

Exif foi criado pela Japan Electronic Industries Development Association (JEIDA). As etiquetas de metadados definidas no padrão Exif vão além da data e hora da captura para incluir informações de interesse do fotógrafo (profissional ou amador) que costuma manter os dados de suas fotos anotados, ou seja:

informações de data e hora que muitas câmeras analógicas imprimem na imagem fotográfica;

informações sobre a configuração da câmera como abertura do diafragma, velocidade do obturador, modo de medição e sensibilidade ISO.

Como ver?

FORMA 01

1 - Utilizo um software WEXIF (http://www.kinka.com.br/suporte/fotografia/wexif.exe) . Existe milhares de Software de EXIF, mas prefiro este por ser leve e simples de utilizá-lo.

2 - Após baixar o programa, instale ele e reinicie seu PC.

3 - Pronto. Agora para ver o EXIF da sua foto basta clicar com o direito do mouse em cima da foto e ir em WExif -> Exibir EXIF . As informações principais estarão na "aba" Fotografia.

FORMA 02

Quem usa o Windows XP pode ver o Exif da foto sem instalar nenhum programa.

É só clicar com o botão direito do mouse em cima da foto, clicar em PROPRIEDADES, depois na aba RESUMO e depois no botão Avançado>> embaixo.

Edição de dados Exif

As etiquetas de dados Exif não são muito receptivos à edição. Não satisfazem, por exemplo, a fotógrafos freelancers que precisam do metadados para Contato. Para satisfazer os vários interesses, há o padrão IPTC (International Press Telecommunications Council) de metadados. A maioria dos Exif editors dá suporte também a este padrão.

Exemplo

O quadro seguinte mostra os valores Exif para uma imagem capturada com uma câmera digital típica. Note que a informação de autoria e de copyright, não é gerada pela câmera, de maneira que esta deve ser agregada durante as fases posteriores do processamento da imagem.

Característica Valor

Manufacturer CASIO

Model QV-4000

Orientation top - left

Software Ver1.01

Date and Time 2003:08:11 16:45:32

YCbCr Positioning centered

Compression JPEG compression

x-Resolution 72.00

y-Resolution 72.00

Resolution Unit Inch

Exposure Time 1/659 s

FNumber f/4.0

ExposureProgram Normal program

Exif Versión Exif Versión 2.1

Date and Time (original) 2003:08:11 16:45:32

Date and Time (digitized) 2003:08:11 16:45:32

ComponentsConfiguration Y Cb Cr -

Compressed Bits per Pixel 4.01

Exposure Bias 0.0

MaxApertureValue 2.00

Metering Mode Pattern

Flash Flash did not fire.

Focal Length 20.1 mm

Maker Note 432 bytes unknown data

FlashPixVersion FlashPix Versión 1.0

Color Space sRGB

PixelXDimension 2240

PixelYDimension 1680

File Source DSC

InteroperabilityIndex R98

InteroperabilityVersion (null)

Nenhum comentário:

Postar um comentário