quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Dicas para se trabalhar com modelos - parte 1

Por Márcio Eugênio

Essa é a primeira parte de uma serie de post sobre diversos cuidados que temos que ter quando trabalhamos com modelos para fazer fotos para o mercado de fotografia stock. Esses artigos são baseados na minha própria experiência e nesse artigo do Istockphoto que no inicio foi muito útil para desenvolver melhor a minha relação com os modelos e que, sem dúvida, será muito útil a todos.
.

.
Pessoas, alguns afirmam, são a chave para o sucesso no Stock. Uma foto de uma praia bonita vai vender, quase sempre, melhor se houver nela uma mulher bonita ou um grupo de gente bonita se divertindo. Nada humaniza mais uma imagem do que um homem - faz com quem vê a imagem e sua beleza seja transportado diretamente para dentro dela. Naturalmente, encontrar modelos nem sempre é fácil, especialmente para um fotógrafo novo é necessária muita disciplina e dedicação. Felizmente, não é tão complicado como você possa pensar, com um pouco de bom senso e algumas etapas simples os modelos irão ver que você é um profissional serio e, sem duvida, voltarão, e, o que é melhor, falarão do seu trabalho para amigos e conhecidos.

1- Se aproximando dos modelos



Pessoas atraentes existem em toda a parte e, hoje em dia, elas estão organizadas, o que torna bem mais fácil rastrear aspirantes a modelos. Site como modelmayhem.com, musecube.com, e onemodelplace.com ajudam você a encontrar modelos, porem esses sites não possuem muitas pessoas do Brasil. De qualquer forma é uma ótima alternativa de entrar em contato com outros fotógrafos, modelos, estilistas e diversos profissionais da área, alguns pagos outros gratuitos. Muitos destes modelos estão dispostos a trabalhar em um “TFP / TFCD” (tempo por fotografia impressas / tempo por CD com imagens), o que significa que eles estão dispostos a negociar seu tempo e imagem em troca de fotos impressas ou um CD com as melhores imagens da sessão de fotos.

Naturalmente, as pessoas bonitas não estão apenas nos site e agencias de modelos - eles estão no supermercado, no shopping, na rua, ou seja, elas fazem coisas cotidianas. Leve sempre cartões de visita junto e se sentir confortável em abordar um estranho na rua, mas certifique-se de que você está abordando a pessoa em um local e momento oportuno. Conversar com uma pessoa em um supermercado é bom, porem um encontro romântico e um restaurante, provavelmente não seja. Apresente-se, explique o motivo do contato, entregue o seu cartão e, se a pessoa tiver alguma dúvida ou pergunta responda e siga em frente, mas não pressione, pois pode parecer inconveniente. Se a pessoa tiver interesse ela entrará em contato.


E lembre-se: se você quiser fotografar um menor, deve abordar os pais. Se não ver um dos pais próximo, não perca o seu tempo. Keep moving.
 
Continua…
.


Nenhum comentário:

Postar um comentário