quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

7 Resoluções de Ano Novo que todo fotógrafo deve fazer!



Achei super relevante o artigo da Lisa, 10 New Years Resolutions Every Photographer should make, e por isso resolvi traduzir e adaptar ao texto aqui 7 objetivos indispensáveis para qualquer fotógrafo. Qual delas você vai se comprometer a cumprir em 2010 e quais já estão sendo feitas?



1. Irei aprender a usar minha câmera


Para fazer fotos lindas com qualquer câmera o primeiro passo é conhecer a sua muito bem! A melhor câmera é a que você tem hoje, então invista em conhecimento, leia o manual e aprenda com fotógrafos que usam o mesmo equipamento que você. Se você quer as melhores fotos que a sua câmera pode tirar é essencial saber tudo que ela faz!

2. Usarei o modo Manual

Caso você possua uma compacta com controles manuais ou uma SLR essa dica é para você: que tal, em 2010, você começar a usar o modo manual? Deixe de lado modos não criativos como “automático”, “program mode” ou “esportes.” Mude para o Manual (ou, caso não queira ser tão radical, Aperture ou Shutter Priority) e teste muito! No início a gente faz um monte de foto ruim, mas o controle total sobre a foto é apaixonante!

3. Usarei o flash fora da câmera / Não usarei flash na câmera

Use e abuse dos poderes da sua câmera e lente para evitar ao máximo o uso do Flash em cima da câmera. Compre uma 50mm, use uma abertura bem ampla, use um tripé, suba o ISO… e aproveite o novo ano para aprender novas técnicas de iluminação off-camera (flash fora da câmera.)

4. Não me sentirei intimidado pelo equipamento que tenho


Não canso de dizer: a foto está no olho do fotógrafo, e não na câmera. O melhor equipamento é o que você tem agora! Não se intimide, aprenda a usá-lo e use a criatividade para superar os limites que sua câmera impõe.

5. Vou fotografar em RAW

Depois que comecei a fotografar em RAW nunca mais parei. Faça isso também! Fotografar em RAW é tirar da sua câmera o melhor que ela tem a oferecer. Depois que você fotografar um pouco em RAW você nunca mais vai voltar ao JPG. Garanto.


6. Irei aprender cada vez mais a editar minhas fotos
 
Treinar novas técnicas de edição, aprender tudo e mais um pouco do seu programa favorito (Photoshop, Gimp, Lightroom) e deixar suas fotos ainda melhores é uma resolução ótima e necessária. Nenhuma foto sai da câmera pronta para “uso” (principalmente se você está fotografando em RAW) e hoje é essencial saber como melhorar ainda mais fotos que já estão boas.

7. Irei compartilhar minhas fotos!

Você tem uma conta no Flickr? Não? Então corra e crie uma! Seja pelo Flickr, Orkut, Twitter ou Blog, compartilhe suas fotos e com isso veja seu trabalho se espalhar e ser valorizado. Fotos empoeirando no fundo de um HD não fazem nada por você. Vá em frente e espalhe suas criações!

3 comentários:

  1. Vou começar 2010 seguindo esses passos!!! Preciso conhecer bem a minha camera pq a gente sempre acha que a grama do vizinho é mais verde, né? E na verdade a gente num sabe o q a nossa grama é capaz de produzir!
    Um amigo me indicou esse blog e fiquei fã!!
    Bjos e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
  2. Opa, faltou o meu nome!
    Sou a Mara de Salvador!

    ResponderExcluir
  3. Desde a minha primeira digital fiz questão de tentar aprender a fotografar no manual. Não achei nem um pouco difícil. Aprendi rapidamente e com meus próprios erros.
    Outro passo é que deixei de fotografar muita poser de família, amigos, etc.

    A dica 6 é que tenho que colocar em prática. Nem Photoshop ou os programas mencionados eu uso. Não tenho por causa do trabalho e não poder usar programa pirata.
    Problema a ser resolvido com o novo PC antes do carnaval.

    Dou mais um conselho. comprar um HD poderoso pra quem fotografa em RAW. Estou pensando em um Tera, porque 280 GB as fotos engoliram rapidinho.

    Claudio Lara
    http://www.flickr.com/photos/claudiolara

    ResponderExcluir