sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Novidades em Cartões de Memória


.
Pouca gente pensa na questão dos cartões de memória. As câmeras fotográficas aumentam a resolução, a velocidade de captura e a maioria já estão até fazendo gravações de vídeo em alta definição. Mas, se a tecnologia dos cartões de memória não evoluir junto, tudo isso será inútil, pois não teremos capacidade e nem velocidade de gravação para os gigantescos arquivos que estão sendo gerados. Nessa semana tivemos dois lançamentos que merecem ser comentados. Um eu achei totalmente inútil e o outro é bem bacana para quem se utiliza de equipamentos de porte profissional.


A Sony acaba de anunciar o TransferJet, um cartão memory stick que tem a capacidade de transferir as imagens a uma rede wi-fi. A capacidade total de armazenamento é de 8GB e a velocidade de transferência dos arquivos atinge espantosos 560MB por segundo. Você fica maravilhado com a coisa e ai vem alguém e grita "pegadinha do Malandro", que nesse caso é a limitação de que a conexão e essa velocidade só são possíveis com o cartão colocado a três centímetros da unidade receptora. Ótimo para quem tem um leitor de cartão wi-fi no computador, e só isso. Não que não seja um item interessante, mas a linha da Eye-Fi se conecta a qualquer rede e manda suas fotos direto para o flickr ou qualquer outra rede social cadastrada. A Sony poderia ter feito bem melhor.

O outro lançamento é da Silicon Power que acaba de anunciar a linha de cartões compact flash 400x. Aqui temos duas características muito importantes. A primeira é que o cartão com maior capacidade de armazenamento dessa linha chegou aos 128GB. Ótimo para quem está gravando vídeos em alta definição com sua DSLR. Outra característica é que o cartão trabalha com uma velocidade de transferência de 90MB por segundo. Infelizmente, somente câmeras de grande porte trabalham com esse tipo de cartão de memória, mas me lembro da época em que qualquer compacta usava um Compact Flash. Na mesma linha, a empresa ainda vai colocar a disposição cartões com as capacidades de 8GB, 16GB, 32GB e 64GB. Acho que está na hora de trocar meus velhos compact flash de 4GB.

O mundo está ficando mais confortável para quem gosta de fotografia e vídeo de alta resolução. A Sony anunciou que seu TransferJet vai custar US$ 99,99. A Silicon Power não falou nada de preços em seu anúncio para a imprensa.

Fonte: Meio Bit

Nenhum comentário:

Postar um comentário