quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sensor Full Frame X Sensores Crop - vantagens e desvantagens


DX, Full-frame, APS-C, FX, fator de corte, 24 × 36? Não entendeu nada? Acredite não é só você.


Desde o inicio… Voltando na época dos filmes, o retângulo que capturava as imagens em uma SLR padrão (o filme) era do tamanho: 24 milímetros x 36 milímetros. Naquela época Isso era tudo que havia e ninguém tinha uma segunda opção.

Cada fabricante de câmera é ligeiramente diferente; modelos do mesmo fabricante são diferentes. As pessoas costumam referir ao tamanho do sensor da câmera digital conforme o seu “fator de corte”. Esse é o número que você utiliza para encontrar o equivalente a 35 mm em uma determinada lente. Para isso você deve pegar o meio de uma imagem e cortar fora suas bordas. Se um sensor é 24 milímetros x 36 milímetros, então não existe nenhum fator de corte, uma vez que ele tem a mesma área que uma película 35 milímetros.

Os sensores da Nikon têm dois tamanhos diferentes: full frame (FX) e 1.5x (DX).

Sensores Canon têm três dimensões: full frame, 1.3x e 1.6x. Outros fabricantes estão no mesmo intervalo, com a exceção dos Olympus sendo de, incríveis, 2x.
.

.
Algumas pessoas não gostam da expressão “Full Frame” porque ele não é específico. Mas em comparação com o quê? Por razões de simplicidade, quando digo “Full Frame” quero dizer que é um sensor de cerca de 24 milímetros x 36 milímetros.


Até aqui OK? Mas porque precisamos entender isso? Pois o tamanho do Sensor é importante quando você está pensando em trocar de câmera, pois sensores Full Frame possuem certas vantagens e desvantagens em situações diferentes.

Em geral, sensores full frame possuem uma melhor qualidade de imagem comparada com as outras câmeras da mesma linha, mas eles realmente se destacam quando se falamos de altos valores de ISO.

Como exemplo podemos pegar a Nikon D300 que é a irmã da full frame Nikon D700. A D300 é por muitos considerada uma ótima câmera para situações de pouca luz, mas a D700 é ainda melhor. Segundo o que li com a D700 é possível fotografar com qualidade até 2 stops de ISO, de forma aceitável, além da D300; por exemplo, com a D700 podemos fotografar em ISO6400 e com a D300 em ISO1600 para termos a mesma qualidade. Isso tem muito a ver com o tamanho do sensor. Ambas as câmaras têm 12 megapixels, mas os photosites da D700 são mais afastados, dando-lhe uma imagem mais limpa.

Os sensores full frame dão aos fotógrafos mais opções quando se utiliza uma lente grande angular. Por exemplo, para termos os 24 mm reais podemos utilizar a lente de 24 mm 2.8 f2.8 de U$ 300 em vez da Nikkor 12-24 f / 4 de U$ 900, sem falar que a 24 é mais rápida.

A desvantagem é que os sensores full frame e as lentes são maiores do que os seus homólogos com fator de corte. Além disso, os corpos de maquinas Full frame são mais caros.

Existem também algumas situações em que o fator corte ajuda. Principalmente quando se trabalha com lentes tele / zoom, pois você terá uma lente com 200 mm e não os 300 mm que teria se utiliza a tele em uma maquina com fator de corte de 1.5.

Sensor Crop X sensor full frame: Como escolher o melhor para você?


Depois de descobrir a diferença entre um sensor com fator de corte e um full frame, você precisará decidir qual deles atenda às suas necessidades.

Para o consumidor médio, um sensor menor de 1.5x ou 1.6x ficará ótimo. Se você for o tipo de pessoa que tem o kit lente 18-55 e talvez uma ou outra lente, ele simplesmente não faz sentido gastar o dinheiro extra em um full-frame.

Agora, se você tiver quilos de vidro desde a época dos filmes, pode ser útil pensar em um corpo com sensor full frame. Os modernos modelos de câmeras Nikon são compatíveis com, praticamente, todas as lentes Nikon já feitas o mesmo acontece com os sistemas da Canon e suas lentes.

Se você gosta fotografar landscapes e arquitetura irá, definitivamente, optar por comprar um corpo full frame (se já não tem um). A qualidade das imagens com lentes grande angular em sensores full frame são muito melhores do que nas câmeras equivalentes com fator de corte.

Você ficará muito inclinado a comprar um corpo full frame se você costuma fotografar com luz natural, pois em ISO elevado o desempenho delas é simplesmente inigualável a qual quer outro modelo (da mesma linha) com um sensor menor (cropado). Voltando a D700, é possível fotografar em ISO6400 sem se preocupar com o ruído excessivo das imagens, sem falar que existem opções quando se utiliza (ou não) strobes e luz artificial.

Normalmente, fotografia de vida selvagem e de esportes amadores, poderia fazer mais sentido optar por um sensor menor. Você pode tirar proveito do fator de corte, como já falamos acima, para obter mais detalhes em longas distâncias máximas.

Tabela de fator de corte

Abaixo uma tabela explicando o que acontece com cada tipo de lente com câmeras com fator de corte.
.

.
Hum, OK, mas qual é o fator de corte da minha câmera? Veja abaixo as mais comuns:
1.3x - Canon EOS 1D/1D MkIIN
1.5x - Nikon D40/D50/D70/D70s/D80/D200/D300/D2XD2Hs Minolta 7D/Fuji S3 Pro Pentax *istDS/K100D/K110D/K10D
1.6x - Canon EOS 300D/400D/20D/30D
2.0x - Olympus E-400/E-500/E-300/E-1

Fonte: digital-photography-school.com/blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário