domingo, 24 de janeiro de 2010

Você é um fotógrafo produtivo?



.
Vi esse post do fotógrafo Vinicius Matos e achei muito interessante! Se você ainda não pensa sobre isso, é melhor começar a pensar!

Muitos colegas fotógrafos reclamam que não tem tempo para nada. Nos últimos 5 anos eu tenho procurado ao máximo me manter produtivo. Muitos me perguntam como consigo fazer tanta coisa, outros dizem que eu não durmo mas na verdade o que acontece é que eu tenho cultivado uma obsessão pela produtividade. Ser produtivo é fazer mais coisas em menos tempo. Além disso entendo por produtividade me dedicar aquilo que realmente sei fazer e que é importante para meus negócios, minha carreira, minha família e minha vida pessoal. Desta forma sobra mais tempo para ficar com a família e para me dedicar as coisas que eu gosto.

Tentei resumir o assunto em tópicos os principais motivos que levam os fotógrafos a falta de produtividade Parte do que escrevi foi retirado de um artigo da revista HSM management que me ajudou muito a melhorar minha capacidade produtiva. Ele é de autoria de Christian Barbosa, autor do excelente livro “A Tríade do Tempo”. Leitura fundamental para quem quer produzir mais em menos tempo.

1. Dificuldade em delegar - Os fotógrafos normalmente acham que tem que ter todo o controle do fluxo digital. Isso faz com que eles vivam na corrida contra o tempo, fotografando e atendendo clientes de dia e varando as noites editando e tratando as imagens.

2. E-mail – Ficar com o e-mail aberto faz o nível de interrupções ficar intolerável, aumenta a ansiedade e a sensação de atividades por fazer. Recomendo definir períodos para lidar com as suas mensagens sendo que no resto do tempo o caixa deve ficar fechada

3. Não saber priorizar tarefas – O que você precisa fazer primeiro? Você sabe pelo menos 80% do que deve ser feito hoje? Se não souber responder a essas perguntas, com certeza vai se perder em tarefas circunstanciais.

4 – Estou em Reunião – Uma pesquisa feita pela Triad Consulting, empresa dá qual sou diretor, demonstra que 1/3 das reuniões podem ser canceladas. Então: dieta de reuniões já! Quanto menos, melhor. Se tiver de fazer, seja objetivo, defina pontos de discussão e faça durar o mínimo possível para que todos sejam objetivos.

5 – Redes Sociais – Embora o Twitter, Facebook, Orkut e outras redes sociais sejam hoje fundamentais para a estratégia de marketing e vendas dos fotógrafos, procure controlar sua ansiedade de ficar conectado a essas redes dia e noite. Utilize eventuais intervalos no dia e não deixe os aplicativos de atualização abertos no seu computador.

6 – Falta de energia – Você está cansado, sem pique e não consegue se concentrar? A falta de “energia” rouba muitas horas do dia e faz a pessoa “surfar” em atividades circunstanciais. Procure um hobbie, procure um médico, tome um multi-vitamínico (eu tomo Centrium todo dia), alimente-se em horários regulares, e faça exercícios (Este eu tenho tentado arduamente)

7– Falta de foco – Várias vezes me peguei e ainda pego em alguns momentos, começando uma tarefa e logo pulando para outra mais praseirosa. Se a atividade é grande ela pode ser quebradas em etapas para facilitar a sua vida. Feche todos os softwares para não distrair sua atenção. Em alguns casos eu até me desconecto da Internet para impedir que ela me atrapalhe. Colocar o celular no silencioso também ajuda.

8 – Navegador cheio de favoritos – Você abre seu browser para ir em um site, esbarra na lista de favoritos e começa a surfar por outros portais? Instale um novo navegador (sugiro o Safari) e não importe os seus favoritos. No novo browser, com a lista de favoritos zerada, você perde a tentação de ficar navegando à toa.

9– Messenger, Wave, GTalk, etc – A regra é simples: está ocupado? Fique com status invisível ou offline. Está tranquilo? Fique ausente ou ocupado. Está com tempo para conversar? Fique disponível. Uma dica mais radical. Eu proibi a utilização desses caras aí de cima em algumas áreas da empresa. Sabe qual o resultado? Maior produtividade. Quando chegam em casa eles falam com os amigos.

10 – Interrupções – Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os emails, concede informações e delega atividades.

11 – Tarefas imprevistas, convites inesperados e favores – Que tal falar NÃO de forma concreta (baseado em planejamento X disponibilidade)? Se muitas tarefas imprevistas surgem na sua rotina, é possível que o nível de planejamento não esteja adequado. Repare em quais dias da semana você tem mais imprevistos e utilize isso a seu favor.

12 - PC - Troque seu PC por um Mac. Ele é mais rápido e não precisa de anti-vírus. (Brincadeira…heheheh).

Espero que essas dicas sejam bem utilizadas e os ajude aumentando a produtividade. Ser produtivo não é sinal de trabalhar mais, pelo contrário, de trabalhar de forma mais inteligente.

Fonte: Vinicius Matos

Um comentário:

  1. Fica claro como vemos a tamanha velocidade e tecnologia que atravessamos, facilitando na produtividade, otimizando etapas e esforços no trabalho. Mas por outro lado vemos que o tempo de tarefas aumentou. Temos mais compromissos e mais serviços. Realmente é preciso ver como podemos priorizar as coisas, saber dosar o tempo gasto com internet, etc e valorizar o momento que temos nas horas vagas.

    Boa matéria, gostei dos ítens! Principalmente do PC! HUIEHAIUHEIUHE!!!

    ResponderExcluir