quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Efeitos de zoom e spin na Lente

Muitos “efeitos” realizados na pós produção podem ser feitos direto na foto. Entre eles estão os efeitos de Zoom e Spin. Usando o flash para congelar um ponto específico na foto e uma velocidade bem baixa para capturar a luz do fundo você consegue efeitos de movimento que podem ficar muito bonitos!

Para usar esses efeitos gosto de usar o Flash na segunda cortina. Veja como configurar isso no manual da sua câmera ou flash portátil. Lembrando que, se quiser um efeito mais “artístico”, você nem precisa usar o flash (dessa forma quase tudo na foto fica borrado.)

EFEITO ZOOM
 
Com uma lente zoom (que vá de uma distância focal até outra) mantenha uma velocidade bem baixa. O objetivo é dar zoom (girar o anel de zoom da lente) durante a exposição! Então começe com a distância focal menor (digamos, 18mm), clique a foto e, enquanto a exposição está sendo feita, dê zoom para a maior distância focal (digamos, 55mm.)


O flash irá “congelar” o assunto principal, enquanto à sua volta tudo ficará “borrado” dando destaque à ele.

EFEITO SPIN
 
O efeito Spin pode ser feito com uma lente fixa. Consiste na mesma técnica acima: mas ao invés de dar zoom você vai girar a câmera inteira de um lado pro outro! Prepare-se para olhares estranhos, fica engraçado ver alguém fazendo isso! rs…
 

Nessa foto dá para ver um pouco o efeito de Spin, não muito forte pois usei uma exposição “rápida” de 1/5s. Você pode usar exposições muito mais longas, como 5s. Mas dá para notar que o fundo está borradinho para os lados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário