quinta-feira, 4 de março de 2010

Certo ou errado? Existe meio termo?

Deu no blog da Fhox

Há alguns dias atrás postamos aqui o resultado do World Press Photo, um dos concursos mais importantes de fotografia do mundo. Pois bem, a polêmica da vez é que o júri anunciou a necessidade de desclassificar um dos seus vencedores. Stepan Rudik, que levou o 3º lugar na categoria Sports Features, perdeu o prêmio por violar as regras do concurso que proíbe alterações no conteúdo das imagens, apenas os chamados “retoques leves” são permitidos pela isntituição.
Numa matéria publicada pelo Britsh Journal of Photography, o fotógrafo se defendeu alegando que não havia feito nenhuma alteração significativa, apenas um corte na imagem e a eliminação de um pé, que aparecia no fundo da foto e sem importância alguma no quadro.
Mais uma vez voltamos à discussão “photoshopística” das imagens. Será mesmo que um elemento tão pequeno (um pedaço de um tênis) retirado da foto é realmente tão importante? Será que não estamos levando gato por lebre ao engolir diariamente dezenas de imagens muito mais alteradas que estão nos jornais e sem nem mesmo nos dar conta? A mim, isso tudo soa como um certo exagero…
.
A foto vencedora - "Lutador de Rua, Kiev, Ucrânia"
.

A foto original
.
Ah! Uma dica legal dentro desse assunto que dá pano pra manga, é a “brincadeira” que o Alexandre Belém faz no blog dele. O Mostre seu Raw convida “fotógrafos destemidos” a expor seus arquivos originais e a versão manipulada dos mesmos. Vale a pena conferir e pensar sobre o assunto, não?

Um comentário:

  1. Não sei se existe certo ou errado, mas a fotografia é bem polêmica porque existe esse trabalho de Photoshop por trás e isso acaba agregando muito nos resultados. Acredito que existem aqueles que são "puristas" e não aceita que a obra final venha a ser influenciado pela manipulação digital.

    Obs: eu peguei a imagem colorida e transformei em PB até chegar no resultado da primeira imagem, não foi pouca coisa que eu fiz até chegar ao mesmo resultado viu?!

    ResponderExcluir