sábado, 13 de março de 2010

Entendendo a Lomografia

Lomografia é um fenômeno fotográfico que é produzido por uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de registrar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação.  A maioria das máquinas são equipadas com lentes de plástico, produzindo assim efeitos artísticos nas fotos.
O surgimento dessas câmeras que deram origem ao estilo tem influência direta da guerra fria entre EUA e URSS. Em 1982 o Ministro da Indústria e da Defesa Soviético ordenou que a fabrica LOMO (União de Óptica Mecânica de Leningrado), produzisse em larga escala a Lomo Kompact Automat. Mas diferente das câmeras japonesas (Cosina SX2) que teriam apaixonado o Ministro soviético, as LOMO tinham lentes de péssima qualidade e a má construção do corpo permitia a entrada de luzes indesejáveis. De qualquer forma as LOMO foram bem vendidas em outros países também socialistas.
Ele foi muito popular nos países do cinturão vermelho como a própria União Soviética, Korea do Norte e Cuba por exemplo mas com o tempo foi sendo deixada de lado e esquecida com o passar dos anos, até que em 1991 dois viajantes vienenses de férias em Praga perceberam que não haviam levado suas câmera para registrar seus momentos e entraram num mercado de pulgas e acharam a LC-A uma máquina interessante e compraram sem muita pretenção.
Começaram a fotografar de forma despretenciosa, muitas vezes sem nem olhar no viewfinder da máquina e quando chegaram em casa e revelaram os filmes tiveram uma agradável e fascinante surpresa: cores trocadas, super-expostas, foco ou desfoque nas imagens, vazamentos de luz, enfim todo tipo de efeitos que na fotografia tradicional seriam considerados depreciativos na lomografia são justamente o contrário, quanto mais inexperado os resultados melhor será, é isso que os “lomógrafos” buscam, a experimentação e a surpresa (que quase sempre é agradável).

O alvoroço criado foi tão grande que em 1995 foi criada em Viena a primeira Sociedade Lomografica e a primeira LomoEmbaixada, que tinham a intenção de divulgar a utilização das maquinas e do estilo, alem de tentar impedir o desaparecimento das câmeras que já não eram mais produzidas. Foi ai que surgiram também as regras da Lomografia que são:

1.Leva a tua Lomo onde você for.
2.Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
3.A Lomografia não interfere na sua vida, ela é parte dela.
4.Aproxime-se o mais possível do objeto a ser fotografado.
5.Não pense.
6.Seja rápido.
7.Você não precisa saber antes o que fotografou.
8.Nem depois.
9.Não fotografe com os olhos.
10.Não se preocupe com as regras.


Em abril de 2005, o consórcio LOMO PLC anunciou que as câmeras deixariam de ser produzidas porque ficava caro fabricá-las. Vladimir Putin não fez nada a respeito e foi o fim das câmeras LOMO.

Lomo
  
Fisheye

ActionSampler



 Lomos feitas com Câmera Holga, filme Chromo e revelação cruzada por Daniel Magalhães

Fontes: Lomography, Winkipédia, Fotocolagem, DuSantos

Nenhum comentário:

Postar um comentário