terça-feira, 18 de maio de 2010

Como mostrar as fotos no monitor enquanto fotografa

Conversando com um amigo sobre capturar a foto no micro em tempo real, resolvi pesquisar mais postar algo a respeito.

Encontrei um guia sobre Tethered Capture, ou seja, como controlar sua câmera pelo computador ou somente passá-las para o computador na hora!

Hardware – equipamentos necessários

Além da sua câmera e de um computador por perto você vai precisar de alguma ligação entre um e outro. O mais legal é que você provavelmente já possui essa ligação! :) O mais comum é usar o cabo USB. Sim, aquele mesmo que veio com a sua câmera. Para ter mais mobilidade talvez você precise de uma extensão, facilmente encontrada em lojas de informática.

Aqui um exemplo de extensão USB. O próprio cabo USB é aquele que veio com a sua câmera.

Caso você não possa ter um cabo limitando seus movimentos também dá para usar um transmissor sem fio. O único problema é que eles são muito caros. E quando digo “muito” eu quero dizer cerca de 700 dólares. Hoje isso dá cerca de 1300 reais. Bastante né? A não ser que você seja milionário melhor ficar só no cabo mesmo! rs…


Ps.: para quem possui um slot do tipo SD dá para usar o Eye-fi, bem mais barato. Mas ele somente manda as fotos, não permitindo que você controle a câmera pelo computador.

Existe uma forma meio “gambiarra” de fazer isso, que é usar um transmissor de USB sem fio. Você liga o cabo na câmera e no transmissor e ele passa para o computador. Essa forma não é pensada para a fotografia, então não dá para garantir que vá funcionar perfeitamente, mas é bem mais barato (cerca de 150 dólares.) Aqui um exemplo desse produto.

Depois de fazer sua ligação, seja com o cabo, transmissor sem fio ou gambiarra, você poderá não só baixar as fotos automaticamente para o computador, como poderá também controlar sua câmera. E aí entram os…

Software – aplicativos necessários

Para realizar uma captura ao vivo você precisará de aplicativos que possam entender a sua câmera. Olha que legal: esses aplicativos também já vêm com a sua câmera, como o EOS Utility da Canon ou, se não me engano o nome, ViewNX da Nikon (nikonzeiros me confirmem o nome! rs)

Edit: os nikonzeiros me disseram que o aplicativo da marca é pago (que feio hein Nikon!) – daí o leitor João Luiz Felde já passou uma opção grátis (somente para Windows.) O Emerson Medeiros achou esse aqui (somente para Mac.)

Para visualizar as fotos você também pode usar o Lightroom (é um tipo de gambiarra também, pois você vai fazer o Lightroom olhar a pasta da câmera onde estão as fotos e fazê-lo importar essas fotos automaticamente.)

Vantagens

A principal vantagem de fazer captura “ao vivo” é que em uma situação de trabalho seu cliente poderá ver a foto e, assim que você chegar na foto perfeita, é só parar de fotografar. Isso, claro, no caso da procura por uma foto específica.

Também é interessante pois você não depende de um cartão de memória, ou seja, poderá fotografar o quanto quiser (e couber no computador.)

Abaixo um vídeo com um exemplo de uso do EOS Utility + Lightroom para usar essa técnica:



Fonte: Dicas de Fotografia
Tethered Capture from Claudia Regina on Vimeo.

Um comentário:

  1. Regena Roots treatments are completely Non-Invasive & Non-Surgical. We do not perform transplants or laser, and no injectables are used.

    ResponderExcluir