sábado, 17 de julho de 2010

A importância da maquiagem na fotografia

A maioria das pessoas desconhece a peculiaridade das maquiagens presentes em ensaios fotográficos e nas festas. Se esquecem que a certificação do profissional em determinada área da beleza vai habilita-lo para o seu serviço. O que difere uma maquiagem para fotografia de uma maquiagem social são técnicas e especificidades que, nem sempre, são fundamentais no processo. Os produtos para a maquiagem para fotografia, por exemplo, possuem baixíssima ou nenhuma cintilância, assim como as bases e corretivos que são desprovidos de óleos, e pós com tecnologias especiais, que garantem total absorção e controle do brilho no selamento da pele. Mesmo assim, tanto a maquiagem social quanto a fotográfica utilizam adereços que complementam o processo e dão toques de glamour no acabamento: como cílios postiços e máscaras.

O profissional de estúdio deve estar munido de conhecimentos de fotografia, como iluminação, em suma importância, e das correções frontais; termos técnicos que definem que a sua maquiagem vai realçar e valorizar pontos marcantes nos rosto e corpo da modelo, escondendo pequenas imperfeições, marcando alguns traços, dando mais sensualidade ao trabalho, ou brincando com suas noções de profundidade e volume. Tão essencial quanto a experiência do fotógrafo, o maquiador bem preparado alcançará o resultado desejado, descartando, assim, o uso desmerecido de correções na imagem em computador, na maioria das vezes.




Na maquiagem, muitos profissionais cometem o equívoco de usar indevidamente cores e produtos. Dos estudos do visagismo, por exemplo, para um fácil entendimento, sabemos que as cores procuram amenizar as feições da face, proporcinando um aumento ou diminuição de suas formas. Cores claras vão valorizar o volume de certas regiões, quando as escuras vão fazer justamente o contrário. Por isso, nos olhos, são utilizadas, basicamente, três cores na maquiagem: as cores mais claras no canto interno e as escuras na extremidade; o delineador, neste caso, serve apenas para dar curvatura aos cílios. Em olhos pequenos, o uso de delineador e sombras escuras é desaconselhado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário