domingo, 4 de julho de 2010

Stop Motion

A técnica não é novidade, mas o uso dela com criatividade chama a atenção. Uma fotografia é colocada ao lado de outra e, shot! Temos a fotografia das fotografias, que vão se encaixando e interagindo com o cenário. Uma espécie de metalinguagem do stop motion.
Pra exemplificar, PEN Story, vídeo lançado este ano para comemorar o aniversário de 50 anos da lendária câmera PEN, da Olympus, é o resultado de 60 mil fotos. Dentre elas, 9.600 foram impressas e fotografadas mais 1.800 vezes.



Quase todos devem concordar comigo quando digo que um vídeo em stop motion é uma obra de arte. Um bom vídeo vale cada fotografia tirada e cada minuto desperdiçado. Como grande fã de stop motions que sou tento ver sempre o máximo que posso, e foi assim que encontrei uma compilação de 24 vídeos reunidos pelo blog Naldz Graphics

Fonte: Boa Foto
Dar vida às imagens, uma representação cinematográfica do que fotografamos, podia definir facilmente desta forma uma Stopmotion.

O que vamos então fazer?

Primeiro, criar um guião, uma história/argumento. Depois vamos fotografar sequencialmente essa/s ação/ações.

Se pretendermos uma Stopmotion fluída, com rapidez de movimento e uma aproximação maior ao cinema, convém fotografarmos no modo de qualidade mais baixo, para termos maior capacidade de resposta da câmara.

Se fotografarmos por exemplo em RAW, o ficheiro que é gerado é muito pesado, logo, não teremos a fluidez necessária para o movimento. Se colocarmos a câmara num modo de qualidade S, a resposta será imediata e a quantidade de disparos consecutivos aumentará bastante.

Para fotografarmos sequencialmente, teremos também que alterar o nosso modo de disparo (normal, sequencial ou temporizador) para Sequencial.

Depois precisamos de um bom computador para processar as várias imagens, poderão ser 100, 200, 1000, etc. E necessitamos também de um editor como por exemplo o Adobe Premiere ou o básico Movie Maker.

Para termos ainda maior fluidez nas imagens, convém alterar os tempos de duração de cada imagem e os tempos de transição para o mínimo que nos convier, dependendo da rapidez desejada.

Agora, mãos a obra e bora fotografar e fazer stop motions! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário