segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Objetivas Tamron perdem foco em corpos Canon



Um estranho fenomeno parece estar a suceder com uma série de objetivas da Tamron: não conseguem usar o sensor externo numa série de aparelhos reflex da Canon. O problema foi detectado por utilizadores alemães que alertaram a Tamron. Entretanto o problema parece surgir também com algumas objectivas da Canon.

A notícia, veiculada pelo website Canon Rumors, indica que as objectivas 17-50 f/2.8 VC, 60 f/2 Macro, 70-200 f/2.8 e 10-24 f/3.5-4.5 da Tamron não funcionam a preceito com aparelhos EOS 40/50/60/7D, ao deixarem de usar o sensor externo cruzado na grelha de sensores AF daqueles aparelhos, o que reduz o potencial de focagem, sobretudo para quem não se fixa no bull's eye do sensor central.

A Tamron na Europa já afirmou ter conseguido reproduzir a falha, com pelo menos duas das suas objectivas referidas, confirmando que a Canon EOS 50D usada nos testes deixou de usar convenientemente os sensores cruzados externos. No Japão haverá neste momento um batalhão de engenheiros da marca a estudar o problema.

Entretanto, o estranho efeito parece não estar limitado a objectivas da Tamron, dado que alguns utilizadores apontam que objectivas da Canon apresentam o mesmo defeito. O website Canon Rumors dá conta desse novo capítulo desta história que nos faz lembrar que os problemas entre objectivas de fabricantes independentes e as câmaras fotográficas não são de hoje. Sempre existiram, outrora com a Sigma a apresentar imensos problemas de compatibilidade, fama de que ainda não se livrou.

Ken Rockwell, conhecido pelo "veneno" que coloca nos seus artigos afirma mesmo que na altura de escolher objectivas nunca se preocupa com as ofertas de Tamron e Sigma. E afirma que "as Sigma são mal concebidas (alguém me disse que o seu nome deriva de SIGnifcant MAlfuntion) e por siso custam menos dinheiro." No artigo, que pode ler aqui, Ken Rockwell diz que a sua primeira escolha nessa área seria sempre a Tokina.
 
Voltando ao tema desta nota, a questão continua em suspenso, pelo que não se sabe ainda qual será o resultado. Resta ir visitando o Canon Rumors. Até lá, se está comprador de objectivas Tamron para uma Canon, pense duas vezes e certifique-se de que funciona tudo bem. Ou então mude de marca e não compre Canon. Não se sabe de qualquer problema entre Tamron as restantes marcas do mercado.

Fonte: Fotodigital-Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário