sábado, 26 de março de 2011

Salvando com o RAW

Estava a procura de alguns presets para o Lightroom e acabei encontrando um post do André Fernandes no site do Lightroom Brasil sobre a fotografia em RAW que me deixou bem impressionada.

Quem já não perdeu uma imagem importante em seu evento por causa de flash? Quem sabe um beijo no altar, um “parabéns” de aniversário, um bouquet na festa… Por mais que vc seja cuidadoso, situações inevitáveis acontecem. Pois bem, acredite, Raw foi feito também para isso!
O que vc me diz dessa foto? Que tal um flash?



Bem, vamos corrigir ela em JPG, lembrando que exportei ela bruta de raw para jpeg.
Se o arquivo original fosse jpg, o resultado ficaria menor ainda.
Primeiramente vou fazer a recuperação no Photoshop clareando em curvas, brilho, tirando contraste, e eliminando os pontos vermelhos que aparecem. Ficou assim:


Nota-se que não existe informação na área preta. Chama-se de “buracos”,
(falta de informação). Isso acontece tanto com a falta de luz ou excesso dela (estourada). Não se consegue recuperar tanto as partes claras ou escuras. Outra coisa é que sempre vai estourar a magenta, ficando um vermelhidão “lindo”, (e olha que eu tirei)

E agora no Lightroom.

Importei ela em Jpeg, aumentei a exposição, aumentei luz de preenchimento, trabalhei um pouco da recuperação, eliminei o vermelho que fica e tirei os grãos estourados.

Veja como ficou:


Como citei acima, tirei o máximo de magenta, e o grão… aah o grão é inevitável mesmo sendo no Lightroom e continua vários “buracos” sem informação.
Mas pode-se notar algo, como a foto original estava escura, a parte branca que não recuperou no photoshop, aqui ele ficou perfeita ( mesa e parede ), mas o tecido preto ainda sem nenhuma chance de aparecer.

Agora vou fazer o mesmo sistema de recuperação acima do Lightroom no formato RAW.



Como citei acima, fiz todas as etapas, e nota-se alguns pontos vermelhos aparecendo no tecido, são os grãos que ainda ficaram.
Posso acabar a matéria por aqui? Acho que não precisa dizer muito nhé…

Uma deixa muito importante! NÃO RELAXE!

Não saia por aí pensando, “agora eu fotografo em raw, não preciso me preocupar com iluminação”. Não é bem assim. Ele é muito importante para auxiliar o fotógrafo a melhorar seu trabalho, e não para transformar eu um “folgado”.

Lembre-se, sua evolução reflete no seu trabalho e seu trabalho determina seu
perfil como fotógrafo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário