sábado, 2 de abril de 2011

Luz e a Fotografia

LUZ INCIDENTE - quando a luz atinge uma superfície, ela pode ser transmitida, absorvida ou refletida. No caso de uma superfície transparente, como o vidro de uma janela, a maior parte da luz será transmitida, embora um pouco seja perdida por reflexão e absorção. Um material translúcido como um lenço de papel, tem capacidade de transmissão muito menor e difunde a luz que passa por ele. A proporção de luz transmitida, absorvida ou refletida é uma função de comprimento de onda;

 Luz Incidente ou Iluminâncias







 
Fotômetro de Luz Incidente mede a quantidade de luz que cai em um objeto, através de um hemisfério ou disco difusor sobre a fotocélula para calcular a média de luz incidente sobre ele. Ele deve ser colocado perto do objeto e voltado para a câmera, de modo que a luz que incide na lateral do objeto a ser fotografado faça parte da leitura.
 
LUZ REFLETIDA - A grande maioria das fotografias que registramos é com luz refletida sobre o objeto e não com a luz que incide sobre ele.
 


A luminância total de uma superfície é determinada pela quantidade de luz incidente sobre ela e por uma propriedade conhecida como refletância. A refletância de uma substância é expressa como um número percentual, que indica a proporção de luz incidente refletida pelo material/objeto. É por esta diferença que vemos alguns objetos “brancos” e outros “pretos”, quer estejamos observando sob a luz do dia, quer sob uma luz fraca.



Um material muito preto é capaz de refletir menos de 2% da luz incidente, já um material branco é capaz de refletir mais de 95%; no entanto nenhum material apresenta refletância de 100%, uma vez que um pouco de luz sempre é absorvido ou dispersado.




Um material muito preto é capaz de refletir menos de 2% da luz incidente, já um material branco é capaz de refletir mais de 95%; no entanto nenhum material apresenta refletância de 100%, uma vez que um pouco de luz sempre é absorvido ou dispersado.


Fonte: Salada da Bru

Nenhum comentário:

Postar um comentário