terça-feira, 10 de março de 2015

Posters divertidos mostram coisas que você nunca deveria dizer para um fotógrafo

Li esse texto no Hypeness e me diverti muito com os posters! Acho que todos os fotógrafos ja escutaram pelo menos uma dessas frases, né?

"As câmeras digitais estão cada vez melhores e mais acessíveis e basta você tirar o celular do bolso para ter em mãos uma poderosa ferramenta para captar imagens e centenas de aplicativos para edição. Hoje todo mundo pode ser fotógrafo, o que é maravilhoso, mas essa facilidade para tirar e editar fotos às vezes deixa os fotógrafos profissionais injustamente desvalorizados – “essa foto que você demorou duas horas para tirar, eu poderia ter feito aqui com meu iPhone, fica quase igual, viu?”
Mais do que apontar a câmera e apertar o botão, a fotografia é uma arte que exige técnica, muito estudo e criatividade. Por isso, não se espante se um fotógrafo olhar você com cara feia quando você disser a ele coisas como sua câmera tira fotos excelentes ou perguntar se ele podedeixar você mais magro usando o Photoshop. O designer Luca Masini, da Zerouno, em parceria com a revista de fotografia Picame, criou divertidos cartazes com as 15 piores frases que você pode dizer a um fotógrafo. E a gente explica cada porquê.

1. “Com uma câmera dessas eu também consigo tirar boas fotos!”


Quem faz uma boa foto não é a câmera, mas o fotógrafo! Claro que uma boa câmera DSLR, com uma objetiva adequada é de grande ajuda, mas dê uma câmera de celular a um bom fotógrafo e uma DSLR a um fotógrafo ruim e o primeiro ainda irá se sair melhor.

2. “Faça as fotos de graça e você estará promovendo o seu trabalho”


Fotógrafos profissionais trabalham como qualquer outra pessoa e têm contas a pagar. Ninguém chega para um arquiteto, médico ou advogado e diz uma frase como esta, não é mesmo? Respeito é bom e o fotógrafo também gosta!

3. “Posso remover a sua marca d’água?”


Se o fotógrafo colocou uma marca d’água na imagem, ela tem um propósito. Então, a resposta é não!

4. “Você vai me ‘photoshopar’ depois, certo”?


Diferente do que muitas pessoas pensam, o Photoshop não é a principal ferramenta de trabalho de um fotógrafo (a câmera cumpre esse papel!) Embora fotógrafos façam a pós-edição do material em softwares como o Photoshop e o Lightroom, as modificações costumam ser mínimas, dando conta apenas de correção de cor e contraste. Sendo assim, dificilmente você será transformado em um(a) modelo(a) com o Photoshop.

14. “Sua câmera tira fotos incríveis”


A câmera ou o fotógrafo?"

Pra quem quiser ver mais, tem outros posters lá no site da Hypeness! 

Todas as imagens © Zerouno




Nenhum comentário:

Postar um comentário